sexta-feira, 26 de junho de 2009

A química e a Computação

Em homenagem ao Rozero!!! Nossas ciências não estão tão distantes assim.


O silício é um elemento, principalmente na atualidade, de grande importância
para o mundo. Ametal representativo de número atômico 14 e massa molar 28,09 g/mol, ele se encontra no 14º grupo da tabela periódica, o grupo do carbono. O seu símbolo químico é “Si” e seu nome deriva do latim sílex, quartzo.

O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre, representando 27% de sua possível massa, pode se apresentar, na natureza, de diversas formas, mas nunca como silício puro.
A maneira mais comum de se encontrar silício é na forma de silicatos (a mais importante classe de minerais). Estima-se que 40% dos minerais conhecidos sejam da classe dos silicatos.

Silicato é uma classe de minerais que possuem o silício em sua composição básica. A maioria dos silicatos possui o grupo SiO4, com pequenas exc
eções. Mas todos possuem o silício agrupado ao oxigênio.

Alguns exemplos de silicatos, presentes na crosta terrestre, são: talco – Mg3(Si4O10)(OH)2, topázio – Al2SiO4(F,OH)2, turmalina schorlita – NaFe3Al6(BO3)3Si6O18(OH)4, zircão – ZrSiO4, entre outros.

O SiO2 é um caso interessante, ele (SiO2) é fórmula para sílica (constituinte principal da areia) e também para o quartzo, mas qual é a diferença entre eles?

A diferença entre a sílica e o quartzo é a forma de agrupamento. Enquanto na sílica o SiO2 se cristaliza em cristais pequenos, no quartzo o SiO2 cristaliza e arranja-se em um agrupamento maior, podendo ou não ter impurezas, o que caracterizará outras variedades de quartzo. Exemplos: ametista (impureza de Mn3+) e citrino (impureza de Fe2+).


Saindo da cros
ta terrestre e descendo em direção ao centro da Terra, encontraremos o manto terrestre que corresponde, provavelmente, a 68% da massa da Terra. E estima-se, que ele seja constituído, basicamente, por óxidos de ferros e silicatos, como a olivina (Mg, Fe)2SiO4.

Os compostos de silício possuem diversas aplicações, das quais se destacam: fabricação de cimentos, cimentos amianto, vidros, semicondutores e silicones (espécie de polímero que pode ser obtido na forma de resina, emulsão ou na forma fluida ou emborrachada). Alguns compostos são, ainda, utilizados como pedras ornamentais (topázio, ametista, etc).

E o computador com isso? O caso não é bem o computador, mas sim seus circuitos. O silício é empregado na produção de chips e placas de circuitos integrados de aparelhos eletro-eletrônicos como rádios, telefones celulares e computadores. Na produção destas placas, em uma das etapas, há a deposição de uma camada de SiO2 sobre uma pastilha de silício.



Fonte: http://www.quiprocura.net/elementos/silicio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário